A formação do aluno passa necessariamente pela formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea.
São metas do Ensino Fundamental I, que o aluno seja capacitado a ter o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além de compreender o ambiente em que vive, entre os espaços e contextos naturais, sociais e culturais. Os alunos são incentivados a ter autonomia e a atuar como protagonistas, não somente na sala de aula, nas atividades individuais e coletivas, mas também nos desafios cotidianos além do espaço escolar, contribuindo para o desenvolvimento do cidadão preparado para o século XXI.